6 de agosto de 2019

5 vantagens de usar um portal digital de negociação para minimizar a inadimplência

Um dos aspectos mais importantes da cobrança é a negociação. Mais do que emitir uma notificação extrajudicial para o cliente inadimplente, a empresa deve se preocupar em fechar um bom acordo. Afinal, quanto melhores forem as condições de pagamento para o devedor, mais rápida a recuperação do crédito.

Durante um bom tempo, o principal canal de negociação utilizado por empresas era o telefone. No entanto, o contato com atendentes era naturalmente desconfortável para o devedor. Isso sem mencionar que, não raras vezes, o constrangimento acabava sendo inevitável.

Hoje, graças à tecnologia, as empresas contam com ferramentas mais ágeis na recuperação do crédito, sem afetar o relacionamento com o cliente. Através de um portal digital de negociação, a empresa minimiza os efeitos negativos da inadimplência, sem perder clientes. Para saber quais são as vantagens de usar essa ferramenta, não deixe de conferir!

1.  Mais agilidade e facilidade

Através de um portal digital de negociação, a empresa pode oferecer de forma automática diferentes opções de pagamento. Com uma boa solução digital, o devedor consegue simular as condições de pagamento. Caso não encontre a melhor alternativa para o seu orçamento, é possível fazer a negociação pessoalmente. Isso faz com que o as etapas da negociação sejam mais objetivas, tornando a recuperação do crédito muito mais ágil. Sem burocracia, o devedor tem poucas alternativas para adiar o pagamento. Tudo o que ele precisa fazer é encontrar a melhor solução dentro da sua realidade financeira, evitando assim maiores problemas, como um protesto ou mesmo uma ação de cobrança.

A empresa, por sua vez, também se beneficia. Afinal, a recuperação do crédito costuma ser mais ágil e, na maioria das vezes, desgastes no relacionamento e gastos com uma ação de cobrança ficam de fora de todo o processo.

2.  Melhor experiência do cliente

Cada vez mais, melhorar a experiência do cliente é uma preocupação para as empresas. Com a atual dinâmica do mercado, é cada vez mais difícil trabalhar a fidelização. Por isso, a experiência é tão relevante. É através dela que o cliente cria uma relação com a marca. No entanto, ao contrário do que muitas empreendedores acreditam, a experiência do cliente não deve ser uma prioridade apenas durante a venda. No pós-venda e até na cobrança ela também deve ser levada em conta.

A cobrança, por ser um momento delicado no relacionamento, requer que a empresa tenha ainda mais cautela. Afinal, qualquer abordagem inadequada, além de prejudicar o relacionamento com o cliente, pode dificultar a recuperação do crédito.

Com um portal digital de negociação, a experiência do cliente durante a cobrança é mais positiva. Isso porque a cobrança é objetiva, simples e direta. Através da ferramenta, o cliente inadimplente tem todos os recursos para resolver o problema. Basta avaliar sua condição financeira e definir a melhor forma de pagamento para solucionar a questão. Isso faz com que o cliente não se sinta ainda mais pressionado por conta da dívida, além de tirar o peso de estar devendo para alguém.

3.  Parcelamento da dívida de acordo com a realidade do cliente

Outra vantagem da plataforma digital de negociação é permitir que os acordos sejam feitos conforme a realidade do cliente. Através de boas ferramentas, como explicamos, o próprio cliente tem condições de simular as condições de pagamento. Isso faz com que ele avalie a dívida de forma mais objetiva, bem como, faça uma análise quais são as suas condições de resolver o problema.

4.  Bom relacionamento acima de tudo

Independentemente de a empresa contratar uma assessoria de cobrança ou realizar o processo através de seus funcionários, sempre que a cobrança é realizada de forma pessoal, o cliente inadimplente se sente desconfortável. Ninguém gosta de ser cobrado e, justamente por isso, a cobrança quando feita pessoalmente costuma gerar mais constrangimento, dificultando a recuperação de valores.

Além disso, a abordagem nesses casos é bastante delicada. Por isso, pequenos deslizes podem comprometer não apenas recebimento, mas também o relacionamento com o cliente. Toda empresa sabe que conquistar um cliente no mercado custa bem mais caro do que manter a cartela atual. Assim, mesmo durante o processo de cobrança, o bom relacionamento com o cliente deve ser prioridade.

Através de um portal digital de negociação, as primeiras fases são feitas de forma automatizada eliminando a abordagem pessoal. Em outras palavras, o cliente inadimplente tem diversas opções para realizar o pagamento, sem que seja necessária a negociação pessoal. Esse tipo de negociação é apenas um segundo passo e será uma escolha do cliente.

Como a empresa pode oferecer diferentes condições de pagamento, fica mais claro para o cliente que a empresa quer resolver a situação, sem que ele saia prejudicado. Esse cuidado costuma gerar confiança e reciprocidade, preservando o bom relacionamento.

5.  Dados estratégicos para a empresa

Por fim, um portal digital de negociação monitora e armazena uma série de dados sobre o comportamento dos usuários. Com essas informações, a empresa tem pode gerar inúmeros relatórios que são estratégicos quando se trata de minimizar a inadimplência. Mais do que tomar medidas para remediar problemas com devedores, a empresa deve agir de forma planejada para criar ações preventivas.

Um portal digital de negociação sem dúvida é uma das soluções que podem transformar o sistema de cobrança e os resultados financeiros de muitos negócios. Com essa ferramenta é possível propor soluções, fechar acordos e oferecer diferentes formas de pagamentos que aceleram significativamente a recuperação do crédito.

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