Um dos aspectos mais importantes da cobrança é a negociação. Mais do que emitir uma notificação extrajudicial para o cliente inadimplente, a empresa deve se preocupar em fechar um bom acordo. Afinal, quanto melhores forem as condições de pagamento para o devedor, mais rápida a recuperação do crédito.
Durante um bom tempo, o principal canal de negociação utilizado por empresas era o telefone. No entanto, o contato com atendentes era naturalmente desconfortável para o devedor. Isso sem mencionar que, não raras vezes, o constrangimento acabava sendo inevitável.
Hoje, graças à tecnologia, as empresas contam com ferramentas mais ágeis na recuperação do crédito, sem afetar o relacionamento com o cliente. Através de um portal digital de negociação, a empresa minimiza os efeitos negativos da inadimplência, sem perder clientes. Para saber quais são as vantagens de usar essa ferramenta, não deixe de conferir!
Através de um portal digital de negociação, a empresa pode oferecer de forma automática diferentes opções de pagamento. Com uma boa solução digital, o devedor consegue simular as condições de pagamento. Caso não encontre a melhor alternativa para o seu orçamento, é possível fazer a negociação pessoalmente. Isso faz com que o as etapas da negociação sejam mais objetivas, tornando a recuperação do crédito muito mais ágil. Sem burocracia, o devedor tem poucas alternativas para adiar o pagamento. Tudo o que ele precisa fazer é encontrar a melhor solução dentro da sua realidade financeira, evitando assim maiores problemas, como um protesto ou mesmo uma ação de cobrança.
A empresa, por sua vez, também se beneficia. Afinal, a recuperação do crédito costuma ser mais ágil e, na maioria das vezes, desgastes no relacionamento e gastos com uma ação de cobrança ficam de fora de todo o processo.
Cada vez mais, melhorar a experiência do cliente é uma preocupação para as empresas. Com a atual dinâmica do mercado, é cada vez mais difícil trabalhar a fidelização. Por isso, a experiência é tão relevante. É através dela que o cliente cria uma relação com a marca. No entanto, ao contrário do que muitas empreendedores acreditam, a experiência do cliente não deve ser uma prioridade apenas durante a venda. No pós-venda e até na cobrança ela também deve ser levada em conta.
A cobrança, por ser um momento delicado no relacionamento, requer que a empresa tenha ainda mais cautela. Afinal, qualquer abordagem inadequada, além de prejudicar o relacionamento com o cliente, pode dificultar a recuperação do crédito.
Com um portal digital de negociação, a experiência do cliente durante a cobrança é mais positiva. Isso porque a cobrança é objetiva, simples e direta. Através da ferramenta, o cliente inadimplente tem todos os recursos para resolver o problema. Basta avaliar sua condição financeira e definir a melhor forma de pagamento para solucionar a questão. Isso faz com que o cliente não se sinta ainda mais pressionado por conta da dívida, além de tirar o peso de estar devendo para alguém.
Outra vantagem da plataforma digital de negociação é permitir que os acordos sejam feitos conforme a realidade do cliente. Através de boas ferramentas, como explicamos, o próprio cliente tem condições de simular as condições de pagamento. Isso faz com que ele avalie a dívida de forma mais objetiva, bem como, faça uma análise quais são as suas condições de resolver o problema.
Independentemente de a empresa contratar uma assessoria de cobrança ou realizar o processo através de seus funcionários, sempre que a cobrança é realizada de forma pessoal, o cliente inadimplente se sente desconfortável. Ninguém gosta de ser cobrado e, justamente por isso, a cobrança quando feita pessoalmente costuma gerar mais constrangimento, dificultando a recuperação de valores.
Além disso, a abordagem nesses casos é bastante delicada. Por isso, pequenos deslizes podem comprometer não apenas recebimento, mas também o relacionamento com o cliente. Toda empresa sabe que conquistar um cliente no mercado custa bem mais caro do que manter a cartela atual. Assim, mesmo durante o processo de cobrança, o bom relacionamento com o cliente deve ser prioridade.
Através de um portal digital de negociação, as primeiras fases são feitas de forma automatizada eliminando a abordagem pessoal. Em outras palavras, o cliente inadimplente tem diversas opções para realizar o pagamento, sem que seja necessária a negociação pessoal. Esse tipo de negociação é apenas um segundo passo e será uma escolha do cliente.
Como a empresa pode oferecer diferentes condições de pagamento, fica mais claro para o cliente que a empresa quer resolver a situação, sem que ele saia prejudicado. Esse cuidado costuma gerar confiança e reciprocidade, preservando o bom relacionamento.
Por fim, um portal digital de negociação monitora e armazena uma série de dados sobre o comportamento dos usuários. Com essas informações, a empresa tem pode gerar inúmeros relatórios que são estratégicos quando se trata de minimizar a inadimplência. Mais do que tomar medidas para remediar problemas com devedores, a empresa deve agir de forma planejada para criar ações preventivas.
Um portal digital de negociação sem dúvida é uma das soluções que podem transformar o sistema de cobrança e os resultados financeiros de muitos negócios. Com essa ferramenta é possível propor soluções, fechar acordos e oferecer diferentes formas de pagamentos que aceleram significativamente a recuperação do crédito.
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