Omnichannel: descubra como múltiplos canais melhoram o comunicado de cobrança

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on email
Email

Oferecer ao cliente diferentes canais de comunicação é uma tendência entre as empresas. Com o objetivo de melhorar o relacionamento e a interação, hoje mais e mais negócios apostam em canais de comunicação diversos. No entanto, mais do que oferecer quantidade e comodidade ao cliente e ao consumidor, é fundamental que esses canais sejam integrados para que a comunicação seja efetiva.

O conceito de omnichannel surgiu a partir disso, ou seja, da necessidade de se integrar diferentes canais. Usando a tecnologia, as empresas podem integrar telefone, chats, redes sociais e até o contato via site. Porém, mais do que tirar dúvidas e orientar clientes, essa solução também apresenta excelentes resultados na cobrança, especialmente quando se trata do comunicado de cobrança.

Quer saber como o omnichannel melhora o comunicado de cobrança? Então, não deixe de conferir!

Omnichannel na cobrança: evitando a inadimplência

Nem sempre um cliente deixa de pagar por falta de recursos. O simples esquecimento pode fazer com que um boleto deixe de ser quitado. Porém, é muito fácil que a desatenção de um cliente se transforme em inadimplência e todo o relacionamento entre em risco.

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é o envio de comunicados relativos ao vencimento da cobrança. Usando uma boa ferramenta, além de enviar um e-mail ou SMS lembrete, é possível avaliar o tratamento negativo das mensagens e saber quais são os canais mais efetivos para falar com cada cliente.

O tratamento preventivo, além de diminuir as taxas de inadimplência, evita problemas no relacionamento. Toda empresa sabe do custo alto de se conquistar clientes no mercado. Logo, é importante priorizar o relacionamento antes e durante a cobrança.

Encontre seus inadimplentes: comunique a cobrança de forma efetiva

Algumas soluções omnichannel, além de oferecerem a integração de canais, contam com a funcionalidade da geolocalização. Quem trabalha com cobrança sabe quão difícil é localizar inadimplentes e fazer com que o comunicado de cobrança de fato chegue até eles! Com esse tipo de funcionalidade, no entanto, mais do que cobrar por diferentes canais, é possível garantir que o cliente inadimplente recebeu o comunicação de cobrança.

Múltiplos canais: mais discrição, mais efetividade na cobrança

A verdade é que nenhum cliente gosta de ser cobrado. Porém, certos canais soam menos invasivos e podem ser mais efetivos na hora de recuperar o crédito. A vantagem de usar uma solução omnichannel é que a empresa consegue saber justamente quais são os canais que são mais efetivos com cada devedor. Há quem prefira um SMS, já para outros o e-mail é mais utilizado. Com uma solução omnichannel é possível mapear e entender o perfil do devedor, tornando o processo de cobrança mais customizado e mais focado em resultados a partir do comportamento de cada cliente.

Facilidade no pagamento e mais resultados

Outro fator que pode ser melhorado no comunicado de cobrança através do omnichannel é a facilidade no pagamento. Além de notificar o cliente em diversos canais, também é possível oferecer a ele diferentes formas de pagamento na própria mensagem. Isso significa que o cliente tem mais formas de quitar sua dívida e se ver livre o quanto antes de novas cobranças. Esse pequeno detalhe, torna muitas vezes a recuperação do crédito mais ágil, já que o cliente tem menos obstáculos para fazer o pagamento.

Integração com uma plataforma de negociação

Embora a comunicação de cobrança seja um ponto estratégico para a maioria das empresas que precisam entrar em contato com inadimplentes, o processo de cobrança nem sempre é finalizado durante essa etapa. Em determinados casos, é necessário negociar com o devedor. E, nesse sentido, soluções omnichannel também podem ajudar. Hoje algumas empresas podem contar com ferramentas completas que vão desde o comunicado do cliente inadimplente até o ajuizamento de uma ação de cobrança, além de contarem com uma plataforma de negociação. A comunicação entre todos os canais é feita de forma integrada e fluída, facilitando a condução do processo.  

Através dessa funcionalidade é possível que o cliente inadimplente simule possibilidades de pagamento ou negocie diretamente com contato. Essa funcionalidade também faz um mapeamento do comportamento de navegação do usuário, de modo que a empresa consegue ter mais informações estratégicas sobre a cobrança.

Integração com soluções de protesto

Por fim, assim como a empresa pode contar com a funcionalidade de uma plataforma de negociação, ela também pode contar com uma solução de protesto. Todo o processo é feito de forma integrada com as centrais de protesto, além de promover a guarda digital e envio dos documentos originais.  

O processo de cobrança não se limita a uma única fase. Por isso, mais do que oferecer diferentes canais para o comunicado de cobrança, a empresa também deve estar pronta para integrar outras funcionalidades ao processo. O omnichannel representa hoje para as empresas que precisam fazer a cobrança mais agilidade e comodidade, sem afetar o relacionamento com o cliente. Afinal, quanto mais efetivo e menos invasiva for a cobrança, maiores chances de recuperar o crédito sem prejudicar o relacionamento.

Sua empresa usa múltiplos canais para fazer a cobrança? Veja também como a blindar o financeiro do seu negócio através de uma boa gestão de cobrança. Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on skype
Skype
Share on email
Email

Deixe um comentário