28 de novembro de 2018

Ficou mais fácil pagar boletos vencidos

Até dia desses o pagamento de boletos vencidos gerava muito incômodo para clientes pagadores, mas recentemente a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) homologou uma mudança importante para o mercado. Agora boletos de qualquer valor, inclusive vencidos, podem ser pagos em todos os bancos ou correspondentes bancários. A mudança inclui qualquer tipo de boleto, desde faturas de cartão de crédito, até doações. De acordo com a Febraban, a mudança tem impacto sobre cerca de 4 bilhões de boletos processados todos os anos no país.

Além do pagamento em qualquer agência bancária, a nova plataforma da Febraban permite a identificação do pagador pelo seu CPF, deixando mais simples o rastreamento das cobranças – caso os dados do boleto coincidirem com a base do sistema, a operação é validada.

Anteriormente, nem todos os boletos eram registrados em uma base única, por isso é indispensável que os emissores dos boletos os registrem em seu banco de relacionamento. Todos os boletos enviados aos consumidores devem conter obrigatoriamente o nome e o CPF do pagador, como determina o Banco Central, além, é claro, da data de vencimento, valor do pagamento e autorização do cliente para a cobrança.

Para a Febraban, outro benefício da nova plataforma é uma transparência ainda maior nos pagamentos, melhorando a gerenciamento dos recebimentos das empresas. O comprovante de pagamento ficou mais completo, revelando todos os detalhes do boleto como juros, multa, desconto e as informações do beneficiário e pagador.

Esse novo modelo favorece as ações para reforço de cobrança em canais digitais. Uma vez que o boleto já foi enviado, o credor pode acionar seu cliente devedor em canais digitais para recuperação do crédito, sem a necessidade da emissão de um novo boleto.