Cobrança digital: porque ela está se tornando cada vez comum

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Através da cobrança digital inúmeras empresas já conseguem recuperar o crédito sem perder clientes. Não é à toa que esse modelo de cobrança se transformou em uma tendência para negócios dos mais diversos portes e setores.

Lidar com clientes inadimplentes é um desafio para qualquer empresa. Afinal, encontrar o devedor, negociar a dívida e recuperar o crédito não é uma tarefa simples! Isso sem falar na perda do cliente, que muitas vezes ocorre pelo desgaste do relacionamento durante o processo de cobrança.

Empresas que apostam na contratação de uma equipe de cobrança, na maioria dos casos, não têm um retorno de investimento. Os gastos com recursos humanos e a alta rotatividade fazem com que o setor de cobrança custe caro e acabe piorando o cenário financeiro da empresa.

A grande vantagem da cobrança digital é que ela coloca a empresa e o cliente inadimplente em um ambiente mais favorável para a negociação. Além de melhorar as de recuperação de crédito, a cobrança digital possui um benefício ainda maior: manter os clientes.

Para saber mais sobre como funciona a cobrança digital e porque ela é tendência no mercado, não deixe de conferir!

Afinal, o que é a cobrança digital?

A cobrança digital nada mais é do que a utilização de ferramentas online para realizar todos os processos da cobrança. Tradicionalmente, as empresas costumam cobrar seus clientes inadimplentes através de notificações pelo correio e pelo telefone. Porém, em muitos casos as notificações via correio não encontram os seus respectivos destinatários. Já as ligações costumam gerar constrangimento, desconforto e até a perda do cliente.

Com o uso da tecnologia, hoje é possível notificar o devedor através de SMS, e-mail, carta ou URA. Utilizando diferentes canais para notificar o devedor, as chances de que o pagamento não ocorra diminuem. Além disso, como o contato não é pessoal e não é dentro do horário de experiente, problemas relacionados ao relacionamento com o cliente também são minimizados.

A vantagem da cobrança digital não está relacionada apenas aos meios de cobrança.  As soluções mais modernas do mercado permitem que a empresa faça toda a gestão de cobrança de forma organizada, mantendo o controle de todo o processo. Mesmo para quem decide terceirizar a cobrança, esse tipo de organização é essencial. Afinal, toda empresa precisa ter o controle do seu faturamento e, claro, dos valores a receber.

A cobrança digital também representa menos custos ao negócio. Afinal, os gastos com uma equipe para fazer a cobrança são menores e a empresa pode realocar parte do time de cobrança para promover a prospecção de novos clientes, por exemplo. Não é à toa que esse modelo vem sendo utilizado por empresas dos mais diversos portes.

A cobrança digital não substitui a necessidade de colaboradores que atuem frente à cobrança. No entanto, ela surge de forma complementar, auxiliando na gestão e promovendo melhores resultados.

Vantagens da cobrança digital para empresas

A cobrança digital é uma realidade e vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Como os resultados são mais efetivos, tanto na recuperação de crédito quanto na manutenção de uma carteira de clientes, a tendência é que esse tipo de cobrança continue a se expandir no mundo dos negócios. Entenda quais são os benefícios que esse tipo de cobrança representa para o seu negócio.

Automatização do processo de cobrança

Toda empresa que faz cobrança deve contar com uma régua de cobrança. Para quem não conhece, a régua de cobrança nada mais é do que a sistematização de todos os procedimentos que devem ser realizados desde a abordagem do cliente até o pagamento. O objetivo de uma régua organizar as ações de cobrança de forma estratégica, evitando que o cliente se transforme em inadimplente.

Hoje as melhores soluções digitais do mercado possibilita que todo o processo de cobrança seja automatizado de forma automática, através das ferramentas disponíveis do sistema. Usando essas soluções, o cliente realiza todos os processos de cobrança de forma automática. Com essas ferramentas, todo o passo a passo da régua de cobrança é feito de maneira simples e ágil, usando a tecnologia.

Usando essas soluções a empresa pode enviar notificações de cobrança através de SMS ou e-mail, tornando a comunicação com o devedor mais efetiva. Além da utilização da tecnologia multicanal, a empresa pode contar com recursos como um portal de negociação, por exemplo, que facilita o acordo com o cliente e o pagamento de valores em aberto.

Economia e eficiência

Empresas dos mais diversos portes estão optando pela cobrança digital. Afinal, além de representar menos custos, a eficácia na recuperação do crédito é maior. Basta pensar que com um sistema de cobrança eficiente, a empresa não precisa gastar com acordos judiciais, protestos ou mesmo ações na Justiça.

Empresas maiores que optam por este modelo de cobrança chegam a realocar suas equipes de atendimento para a prospecção de clientes, melhorando assim seus resultados como um todo. Por fim, empresas que adotam a cobrança digital sofrem menos com as taxas de rotatividade que costumam ser altas no setor de cobranças, devido ao desgaste que a própria função traz ao colaborador.

Redução da inadimplência

Um cliente não se torna inadimplente pelo simples fato de dever. Até que ele seja notificado e tenha ciência da dívida, ele é apenas um cliente com valores em aberto. Toda empresa sabe do desafio de conquistar um cliente. Philip Kotler Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo, já comprovou que conquistar um cliente pode custar muito mais caro

do que fidelizar a atual cartela. Logo, mais do que recuperar o crédito, manter um cliente também deve ser uma preocupação dentro da cobrança.

Utilizando um sistema de cobrança digital, a empresa conta com soluções que permitem a notificação eficaz do cliente, facilitando o pagamento. Isso faz com que muitos clientes com valores em aberto não cheguem a se tornar inadimplentes.

Hoje, as soluções digitais mais modernas utilizam um sistema de geolocalização de clientes, o que faz com que a comunicação de cobrança efetivamente chegue ao seu destinatário. Além disso, essas ferramentas contam com um sistema que permite a gestão e o monitoramento de todo o processo através de um portal próprio.

As soluções para cobrança digital são ferramentas eficientes e acessíveis. Toda empresa que não quer sofrer com devedores e com a inadimplência deve acompanhar a tendência do mercado e apostar nas melhores soluções.Buscando implementar a cobrança digital no seu negócio? Veja como as soluções digitais da Documentall podem auxiliar sua empresa em processos de cobrança.

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