Agora você pode consultar a autenticidade dos documentos no site da Documentall

Chatbots para cobrança: descubra como a inteligência artificial garante mais resultados

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email

Toda empresa que precisa lidar com a cobrança de inadimplentes tem grandes desafios pela frente. Encontrar o devedor, recuperar o crédito de forma ágil e evitar o desgaste no relacionamento com o cliente são apenas alguns deles.

O retorno do investimento também costuma ser uma questão. Afinal, contratar uma empresa ou uma equipe interna para fazer a cobrança, é um investimento que nem sempre tem o retorno esperado. Os custos operacionais costumam ser altos, porém os resultados das negociações, em geral são baixos.

A boa notícia é que a tecnologia vem mudando esse cenário. Através de soluções de cobrança digital é possível recuperar o crédito de forma ágil, sem perder o cliente.

Hoje 94% dos brasileiros já utilizam a internet para trocar mensagens de texto e de voz. Por isso, usando estratégias de cobrança e multicanal a empresa consegue acessar o cliente em momentos mais confortáveis para negociar a dívida. Usando e-mail, SMS, WhatsApp, chatbots para cobrança e um portal digital de negociação a empresa possui diversas alternativas para acessar o cliente de uma forma mais favorável para a recuperação do crédito.

Para saber mais sobre as soluções digitais e como a inteligência artificial vem beneficiando a cobrança, vale a pena conferir!

A automatização da cobrança digital através de ferramentas

A cobrança digital possui uma série de vantagens tanto para as empresas que necessitam recuperar o crédito, quanto para clientes inadimplentes. Usando soluções online, a cobrança digital evita o constrangimento e o desgaste decorrente das ligações feitas por agentes de cobrança. O cliente pode negociar fora do horário comercial e de forma discreta. 

Não é à toa que, segundo dados de uma pesquisa feita pelo Instituto GEOC, 80% dos devedores que usaram soluções de cobrança digital aprovaram as ferramentas.

WhatsApp e envio de SMS

Usando o WhatsApp ou mesmo SMS, a empresa pode notificar o devedor da dívida, bem como, oferecer as alternativas para o pagamento. Esse canal costuma ser bastante eficiente tanto para realizar a cobrança de forma ativa, isto é, feita pela empresa credora, como pode se transformar em um canal de negociação, onde o próprio cliente inadimplente acessa a empresa pata obter informações para o pagamento dos valores.

Chatbots para cobrança

Chatbots nada mais são do que robôs capazes de interagir com o cliente inadimplente. Usando a inteligência artificial, os robôs conseguem solucionar dúvidas e orientar o devedor. Através de softwares específicos, os chatbots podem ser integrados a diversas ferramentas de chat como o Facebook Messenger, por exemplo. Além disso, por meio de plugins específicos,  chatbots para cobrança podem ser instalados diretamente no site da empresa.

A principal vantagem dos chatbots para cobrança são a rapidez e eficiência da ferramenta. Ao contrário do telefone ou e-mail, o contato é direto e o usuário não precisa esperar para solucionar sua questão.

Através da inteligência artificial, os robôs podem não apenas fazer o atendimento, como também a negociação. É possível promover negociações em minutos ou direcionar o cliente para um atendente específico.

Empresas que já adotaram os chatbots para cobrança vem se surpreendendo bastante. Além de uma redução de custos de quase 95%, os chatbots tem uma taxa de ROI alta, representando um retorno de 7 vezes o investimento.

Portais de negociação

Por fim, os portais digitais de negociação também estão ganhando bastante espaço na cobrança. Essa ferramenta, além de facilitar a interação com o cliente devedor, permite a simulação de diferentes condições de pagamento, facilitando assim a recuperação do crédito.  Usando um portal digital de negociação, o cliente inadimplente consegue encontrar uma forma de pagamento que caiba no seu orçamento, auxiliando assim a resolução da dívida.

Para as empresas essa ferramenta é também interessante já que ela monitora e coleta dados dos usuários. Essas informações podem ser usadas de forma estratégica para criar ações que previnem a inadimplência.

Negociado com ferramentas digitais

“Mas, afinal, o cliente inadimplente se sente seguro em negociar com ferramentas digitais?”. Essa é uma pergunta frequente feita por gestores financeiros e gerentes. Afinal, muitos já conhecem os antigos sistemas de inteligência artificial utilizados especialmente por empresas de telefonia, cujos resultados eram bastante falhos.

No entanto, a tecnologia avançou bastante. Hoje os chatbots, por exemplo, conseguem realizar um atendimento de ótima qualidade. Especificamente no setor de cobrança, os chatbots conseguem realizar a negociação como um atendente real. A ferramenta é capaz de colher dados do usuário de forma antecipada. Assim, quando o usuário acessa o chatbot o robô já possui dados para realizar uma negociação personalizada.

Outra vantagem dos chatbots para cobrança diz respeito à rapidez. Quando a negociação é feita por atendentes, alguns dados do cliente demoram a chegar, atrasando a negociação. Isso ocorre porque nem sempre o setor de cobrança tem todas as informações sobre o cliente inadimplente e é preciso consultar outros departamentos.

Por fim, o desgaste no relacionamento com o cliente é bem menor. Isso porque os robôs acabam oferecendo alternativas para o cliente inadimplente se colocar em ação, na medida de suas possiblidades. Como o processo é mais objetivo, não existe todo o estresse de uma negociação promovida por um atendente.

Hoje as empresas contam com diversos recursos para realizar a cobrança de clientes inadimplentes. Enquanto no passado, era preciso investir alto sem perspectiva de retorno, hoje ferramentas avançadas oferecem mais segurança e agilidade na recuperação do crédito, além de claro, preservarem o relacionamento com o cliente.

Você já conhecia as vantagens de usar chatbots para cobrança? Confira também uma boa gestão de cobrança pode blindar o financeiro do seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
cartorios
Inovação

Cartórios no mundo digital

Excesso de papéis, carimbos e muita burocracia. Durante um bom tempo, essa era a realidade da maioria dos cartórios. Porém, com o avanço da tecnologia,

+
Gestão

Gestão de risco: o que é?

Toda empresa assume riscos quando concede crédito. Afinal, é impossível prever quando um cliente irá deixar de pagar. A inadimplência, muitas vezes, decorre de fatores

+

Deixe um comentário